sábado, 3 de março de 2018

Você Conhece O Trabalho Do Youdubb?



Você conhece o trabalho do Youdubb?

Fala galerinha do grupo PlanetSatsus. Como vão?

Muitos aqui ou todos, num determinado dia, ouviram falar numa tal live que transmitiria o movie de grande sucesso entre os fãs de Tokusatsu aqui no Brasil, Space Squad - Uchuu Keiji Gavan vs Tokusou Sentai Dekaranger. Porém havia uma diferença, ele seria dublado. Dublado? Como assim? As dúvidas então surgiram. Filme de tokusatsu dublado por fã? Não deve ser bom. E foi aí que muitos assim como eu se enganaram. O filme trás uma qualidade acima do excelente. Dublagem muito bem feita. Além disso, uma experiência fantástica foi possivelmente disponibilizada pelo grupo Youdubb, grupo responsável pela dublagem não só desse, como outros filmes,, que foi ver mais personagens tokusatsu expressando suas falas na nossa língua.

Ao ver e bater palmas de pé para o trabalho do grupo Youdubb, nós do planetsatsus resolvemos fazer uma matéria disponibilizando algumas perguntas para que eles respondam aqui no nosso blog. Então, em êxtase por ver seus trabalhos bem executados, o Planetsatsus pergunta ao pessoal do Youdubb.

PlanetSatsus: Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer a disponibilidade de vocês para responderem às nossas perguntas que não  devem ser só nossas, mas de muitos fãs que além de fãs de Tokusatsu, além de fãs dos personagens que vocês já dublaram, agora são fãs de vocês, e vão poder através do Planet conhecê-los um pouco mais.

Youdube: Achamos excelente.... O que você precisar de subsídios sobre nosso trabalho ou informação adicional pode perguntar.

PlanetSatsus: Quem exatamente é e em quantos são o grupo Youdubb?

Youdubb: Somos um grupo de amigos, apaixonados por dublagem e fãs de tokusatsu. Somos em seis pessoas que preferem manter o anonimato pois não buscamos fama

PlanetSatsus: Qual o objetivo do grupo Youdubb?]

Youdubb: Nosso objetivo é treinar a arte da dublagem e entregar aos fãs um trabalho de qualidade visto que somos órfãos de Tokusatsu dublados.

PlanetSatsus: Volto a repetir, a gravação de vocês tem uma qualidade excelente. Onde vocês gravam?

Youdubb: Só absorvemos um projeto de fandublagem se for possível gravar pelo menos 80% das cenas com nossa equipe fixa em estúdio(alugamos um estúdio  aqui no Rio de Janeiro).
PlanetSatsus: Vocês trabalham apenas entre vocês ou qualquer um da tokunet que tenha vontade pode participar?

Youdubb: Quando abraçamos um projeto que precise de mais que os seis amigos, abrimos testes no grupo de fandubladores no facebook (qualquer pessoa pode participar dos nossos testes).

PlanetSatsus: Vendo que vocês dublam movies e cenas de séries que não tem direitos aqui no Brasil, como funciona essa parte de direitos em relação a empresa TOEI?

Youdubb:  Não fazemos um trabalho comercial, e sim de fãs para fãs, então temos trabalhado à sombra da generosidade da Toei que pelo menos por enquanto tem nos permitido postar os filmes dublados mantendo para ela mesma a monetização dos vídeos.

PlanetSatsus: Nesse caso, se outros blogs e sites resolvessem baixar e disponibilizar os vídeos que vocês dublam, isso seria um problema para vocês?

Youdubb: Nenhum problema. Só não deixamos ser repostado no Youtube por uma questão de não dividir a estratégia de crescimento do nosso canal. Baixar, colocar em outros sites ou blogs não tem nenhum problema, mesmo porque o que fazemos é uma fandublagem, então não temos nenhum direito autoral sobre os filmes que colocamos versão brasileira.

PlanetSatsus: A monetização dos vídeos vão para TOEI, mas existe algo que vocês ganham com esse trabalho todo?

Youdubb: Não temos retorno financeiro. Ganhamos o carinho das pessoas que tem apoiado nosso trabalho, e assim deve ser por um longo tempo. No futuro é possível que busquemos uma profissionalização, mas beeeeeeem no futuro. Somos fandubladores, isso nos basta.

PlanetSatsus: Eu assisti DekaRanger vs Gavan e particularmente achei um trabalho excelente, mas ao assistir Gavan 2012 eu enxerguei ali uma crescente evolução principalmente na parte da sonoplastia que acompanham as cenas de luta. Isso é uma percepção minha, ou realmente vocês estão buscando melhoras a cada trabalho? E essa melhora realmente existiu?

Youdubb: Sim, existe um processo de melhora. Com o Space Squad tivemos muitas dificuldades técnicas que nos forçaram a refazer por inteiro uma trilha nova de música e efeitos para em seguida colocarmos nossas vozes. Com Gavan The Movie o processo já foi diferente, não precisamos reconstruir as trilhas inteiras, o que facilitou por si só o trabalho e deixou o resultado final muito mais fiel ao original.

PlanetSatsus: Existe algum projeto que vocês gostariam de trabalhar mas não podem por algum motivo qualquer, falta de efetivo, gosto particular de algum integrante ou coisas assim?

Youdubb: Sim, gostaríamos muito de fazer uma série Super Sentai completa, de preferência Gokaiger. Não temos limitação técnica ou de pessoal. Nossa limitação é financeira. Para fazermos uma série completa, do jeito que achamos que deve ser feita, o caminho correto seria comprar os direitos de transmissão do produto junto à Toei. Como nosso trabalho - pelo menos por enquanto - é sem fins lucrativos não será possível fazer nenhuma série. Mesmo os longas nos consome bastante recursos financeiros, e nós tiramos do nosso próprio bolso para bancar as horas de estúdio e os técnicos que trabalham na pós produção. Sempre corremos o risco de fazer uma fandublagem e depois não conseguirmos publicar, mas até o momento a Teoi tem sido bastante complacente conosco.

PlanetSatsus: Quais são os projetos já lançados por vocês, e quais já estão em produção?

Youdubb: Nossos projetos lançados são:
Space Squad, Gavan - The Movie, Temas em português(Flashman, Gavan, Space Sheriff's Next Generation)

Em produção:
Gavan x Gokaiger  Sharivan - Next Generation Shaider - Next Generation

Link dos dois longas:


SPACE SQUAD - UCHUU KEIJI GAVAN VS TOKUSOU SENTAI DEKARANGER DUBLADO
Surpreendentemente, Space Squad está chegando a 400mil views (numero apurado no momento da entrevista)



Gavan the movie está bem mais modesto... mas temos mais de 30mil views (numero apurado no momento da entrevista)

PlanetSatsus: Nós do grupo PlanetSatsus trabalhamos muito com séries clássicas. Existe algum planejamento do pessoal do Youdubb de dublar algo mais clássico algum dia. por exemplo, o movie do KR ZX?

Youdubb: Como dito na anterior, série não. Mas vez por outra faremos um ou outro episódio que seja especial para o público brasileiro. Tem surgido muitos pedidos para fazermos o 51 de Kamen Rider Black, os 4 últimos de Spielvan e o 34 de Nininger onde aparece o Jiraya. Estamos estudando o que podemos fazer.

O PlanetSatsus agradece imensamente a entrevista cedida por vocês e torcemos para que o trabalho de vocês continue subindo de qualidade e atraindo mais e mais inscritos para seu canal. Muito, mas muito obrigado mesmo.

Fiquem com Deus e até a próxima!

2 comentários: