quinta-feira, 17 de março de 2016

Super Sentai - 40 Anos da Franquia


Fala galerinha do Planet Satsus. Depois de muito tempo volto ao blog com meus textos e opiniões a respeito de alguma coisa, e dessa vez, depois de quase um ano, volto a falar de Super Sentais. Isso mesmo. Essa bela franquia que completa neste ano, com o Sentai da vez Doubutsu Sentai Zyuohger, 40 anos de existência.

É inegável o fato de que em 40 anos muita coisa no universo sentai tem mudado, na opinião de alguns as vezes para melhor, na opinião de outros as vezes para pior, mas uma coisa é certa, todas essas mudanças são feitas em detrimento de inovar e continuar a franquia.

Na minha opinião, assim como a franquia se desenvolveu e cresceu ao longo desses 40 anos, talvez o publico alvo tenha mudado também. Hoje rola uma grande discussão a respeito de super sentais serem feitos para o publico infantil, que as historias estão infantiloides e que os roteiros não são mais os mesmos de Changeman, Flashman, Maskman e por ai vai.


A questão é: O super sentai realmente é feito para criança? É claro que sim!

Dai vocês podem dizer: "Ha, mas com Changeman e companhia limitada eram outros quinhentos".

Pois bem, ai vai a minha analogia.

Tanto os primórdios dos super sentais como Go ranger, Battle Fever J, Denziman, Sun Vulcan entre outros, também tinham sua produção direcionada ao publico infantil, sim, porém se as séries mudaram, e se hoje temos um mercado onde obrigatoriamente os brinquedos oriundos dessas séries são comercializados, é por que o publico infantil também mudou. Nós marmanjões que gostamos de super sentais temos muito amor e carinho por Changeman, Flashman, Maskman e Goggle Five por que os conhecemos quando crianças, e éramos outro tipo de criança bem diferente das de hoje em dia.


Acredito eu, que temos um olhar mais critico em relação a uma série nova por que crescemos, e analisamos as coisas hoje de forma bem diferente de quando eramos crianças, e se os Super Sentais "Evoluiram", pra mim, foi por uma questão de acompanhar o publico que se renova a cada ano, e infelizmente existe uma coisa chamada "mercado", onde essas séries precisam acompanhar determinadas tendências pra continuar existindo. E o mais importante de tudo que temos em levar em consideração, é que a minha, a sua, a nossa opinião, não conta em nada lá no japão.

Claro que como fãs, isso não quer dizer que tenhamos que acatar qualquer série que apareça por ai, pois as séries são feitas e direcionadas para um publico infantil sim, mas ainda assim podemos ter séries feitas e direcionadas para o publico infantil que agrade ou não, que agrade você ou não.Não é por que é uma franquia que você precisa gostar de todas as séries, afinal tem 40 pra escolher.

E venhamos e convenhamos, a nova série Doubutsu Sentai Zyuohger até o presente momento tem cumprido seu papel no que diz respeito a comemorar os 40 anos dessa franquia colorida.


Resumo do papo: Diga não ao que você não gosta, diga sim ao que você gosta e seja um fã mais feliz, fiquem com Deus e até a próxima.

0 comentários:

Postar um comentário